R P G

R P G - REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

A fisioterapeuta Marlene Müller, foi pioneira nesta técnica na região centro-sul. A sigla RPG significa Reeducação Postural Global. A palavra Reeducação significa arrumar, corrigir o que não está certo. Philipe Souchard, criador do método é fisioterapeuta. Diretor da Universidade de Terapia Manual em Saintmont na França e autor de 16 livros traduzidos em diversos idiomas.

Esse conceito revolucionário de tratamento foge ao convencional, indo direto às causas dos males, a partir de um perfeito conhecimento da anatomia e biomecânica do corpo humano.

Uma vez conhecida a origem da dor e sua relação com outros pontos do corpo, a melhora será conseguida em pouco tempo através de um tratamento envolvendo toda a cadeia muscular interligada às articulações. Tudo isso à base de uma terapia manual, com participação ativa do paciente, de modo racional e eficiente. Esse método, RPG, tem no alongamento dos músculos (principalmente os tônicos, ligados à coluna vertebral, do sacro à nuca) seu princípio fundamental, baseado em posturas ao invés de movimentos. Posturas ativas, suaves e progressivas, num processo terapêutico global que trata o problema como um todo, não apenas uma parte localizada. As dores musculares e articulares que sentimos não precisam, ou não devem ser tratadas diretamente no local em que aparecem. É preciso, isto sim, descobrir suas origens e sua relação com o encadeamenteo muscular e articular.

É um método científico de reeducação postural, fundamentado em posturas de estiramento muscular ativo, pondo assim o corpo em estiramento máximo, evidenciando tensões particulares que se relacionam umas com as outras, como se fossem "fios".

Estas posições são progressivas, cada vez mais globais, procurando descobrir a causa dos problemas que o paciente apresenta.

Existem 3 princípios básicos do RPG:

- Individualidade - cada pessoa é única;

- Causalidade – busca-se encontrar as causas e não fazer tratamentos paleativos;

- Globalidade – tratar o indivíduo como um todo e não num local especificamente.