MCKENZIE

Formação pelo The McKenzie Institute International – Center for Postgraduate Study in Spinal Mechanical Therapy.

Reconhecido à nível mundial, o método McKenzie foi desenvolvido pelo fisioterapeuta neo-zelandês Robin McKenzie. Ele consiste de uma avaliação mecânica abrangente que analisa que movimentos repetitivos e/ou posições estáticas são responsáveis sobre os sintomas de dores nas costas do paciente. Isso permite ao fisioterapeuta treinado no método McKenzie estabelecer um diagnóstico mecânico que identifica se os sintomas são causados por uma má postura prolongada, um tecido cicatricial encurtado ou por um deslocamento em andamento no disco intervertebral.

O diagnóstico mecânico capacita o fisioterapeuta a desenvolver a técnica de tratamento que visa não apenas a solução dos sintomas atuais do paciente mas também a prevenção à longo prazo da reincidência.

Uma entre várias vantagens é que pode ser aplicada no estágio agudo, sub-agudo e crônico de um problema músculo-esquelético.

McKenzie atraiu um interesse considerável de pesquisadores em várias partes do mundo e é um dos sistemas de tratamento para dor nas costas mais pesquisados.