WIIREABILITAÇÃO

A clínica Fisiocamaquã, seguindo uma tendência mundial, é uma das pioneiras no interior do Brasil, usa a realidade virtual na reabilitação de pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais, pacientes com distúrbios do equilíbrio, e pós-cirúrgicos diversos.

Batizado de Wiireabilitação no mundo inteiro e usado com muito sucesso por profissionais da saúde norte-americanos que usam o popular videogame como sistema de reabilitação terapêutica para pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais, passaram por procedimentos cirúrgicos e até mesmo para o combate de lesões.

Geralmente, este perfil de paciente precisa de uma fisioterapia intensiva, que é alvo de crítica por se tornar repetitivo, enfadonho e, muitas vezes, dolorosa.

A denominada "Wiireabilitação" tem se mostrado eficiente, por se tratar de um jogo que requer movimentos sensíveis e precisos semelhantes à atividade de vida diária. Esses movimentos são feitos durante os jogos que simulam partidas de beisebol, boliche, boxe, tênis, golf, futebol, dança, etc.

O esforço para executar bem as jogadas provoca impactos positivos no organismo.

Há o fortalecimento da musculatura, maior facilidade para recuperar movimentos, estímulo da atividade cerebral e aumento da capacidade de concentração e de equilíbrio, com melhoras significativas nas escalas de Equilibrio de Berg, Alcance Funcional e no Time Up and Go.