FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA HOSPITALR

O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento, englobando também a prevenção às doenças respiratórias.

Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões de seu paciente, utilizando-se de aparelhos específicos e exercicios ESPECIALIZADOS para a mobilização da secreção para facilitar a sua retirada. Os exercícios respiratórios são de extrema importância para o andamento do tratamento junto à aplicação das demais técnicas da Fisioterapia Respiratória. Eles propõem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da mobilização dos músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório e pode ainda ser realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo aqui pacientes que estejam entubados, necessitando da ajuda de aparelhos para respirar. A Fisioterapia Respiratória atua ainda como forma de prevenção para o aparecimento de complicações respiratórias dos pacientes, considerando principalmente aqueles que estejam internados em HOSPITAL e imobilizados. Esses certamente precisam realizar tanto a fisioterapia motora quanto a respiratória durante sua permanência no LEITO HOSPITALAR , a fim de garantir a melhoria na condição geral do paciente por meio de técnicas que TRATEM OU PREVINAM AS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS E MOTORAS ,BEM COMO PROMOVER A INTEGRAÇÃO SENSÓRIA E MOTORA.

A FISIOCAMAQUÃ DISPÕE DE UMA EQUIPE QUE ATUA A NIVEL HOSPITALAR COM PROFISSIONAL PÓS GRADUADA NA AREA DE CARDIO- RESPIRATÓRIA E OUTRAS FORMAÇÕES E TECNICAS PARA ESTE FIM.