PILATES

QUALIDADE DE VIDA

Objetivando o "Welness", que é o terceiro segmento que mais cresceu nos EUA (102,9%). As pessoas estão cada vez mais procurando um bem-estar total. A atividade pode ser realizada desde a adolescência até a "melhor idade", pois será adequada a todos, por isso realiza-se uma avaliação fisioterapêutica criteriosa e individualizada. Pilates une princípios orientais de concentração, equilíbrio e bem estar físico e mental a conceitos ocidentais de força muscular, condicionamento físico e correção postural. Por meio do método Pilates a pessoa aprende a controlar conscientemente os movimentos do corpo e, assim, passa a respeitar seus limites, tirando proveito de seus pontos fortes e melhorando os fracos. Segundo Pilates, o foco do seu trabalho é o Power house: casa de força, baricentro, que trabalha, fundamentalmente, a reorganização funcional do tronco através dos músculos abdominais, da região lombar, dos glúteos e dos músculos internos adutores da coxa. O método é muito apreciado porque oferece exercícios de baixo impacto, que protegem as articulações, estimulam a recuperação de tecidos musculares e elevam o controle respiratório.

BENEFÍCIOS

*Fortalecimento muscular com definição (combate a flacidez)
*Alongamento e flexibilidade
*Aumento da densidade óssea
*Prevenção de lesões e dores crônicas
*Melhora a postura, devido à atenção exigida durante a execução do exercício
*Contrologia – concentração com controle de respiração para execução perfeita do movimento.

Além de proporcionar esteticamente, a forma física ideal a ginástica Pilates se destaca pela concentração exigida, coordenação motora, controle da respiração, consciência corporal e consequentemente “mente e espírito sadios”.

A atividade é acompanhada em tempo integral pela fisioterapeuta:

O método consiste em exercícios praticados no solo e em aparelhos especialmente desenvolvidos pelo alemão Joseph Pilates.

Para Joseph Pilates, criador do método, temos com esta pratica um condicionamento físico ideal, com o desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e seremos capazes de executar com naturalidade e espontaneidade as várias tarefas do dia.

DICAS DE WELLNESS
OS BENEFÍCIOS DE UMA ATIVIDADE FÍSICA PARA O CORPO:

CÉREBRO – Eleva a oxigenação do sangue no cérebro, melhorando o desempenho das funções cerebrais.

PELE – Favorece o irrigamento sanguíneo e previne o envelhecimento precoce, o suor elimina as toxinas.

PULMÃO – Aumenta o volume de absorção de oxigênio. Sedentários tem capacidade pulmonar de 3 litros e atletas 6 litros.

CORAÇÃO – Melhora o poder de bombeamento do sangue. O volume do coração poderá crescer em até 50%.

MÚSCULOS - Retarda a degradação da musculatura, comum a partir dos 30 anos. Diminui a concentração de gordura.

ARTICULAÇÕES – Desenvolve a flexibilidade das estruturas responsáveis pelo movimento.

OSSOS - Amplia a capacidade de fixação de cálcio, proporcionando maior densidade óssea.

SANGUE – Beneficia a capacidade de recepção de oxigênio. Diminui a concentração de colesterol ruim e eleva a de colesterol bom.

HORMÔNIOS – Aumenta a concentração de hormônios sexuais como a testosterona e a progesterona e diminui o nível do hormônio do stress, o cortisol.

CIRCULAÇÃO – Dilata a rede de vasos sanguíneos, o que faz cair à pressão sanguínea.

PILATES SOB A VISÃO DA FISIOTERAPIA

Objetiva avaliar inicialmente o indivíduo através dos conceitos mais atuais e científicos da fisioterapia, tendo compreensão da sua individualmente, podendo assim, oferecer um programa de exercícios personalizados com reavaliações periódicas. A atividade é acompanhada em tempo integral pelo Fisioterapeuta.

POR QUÊ?

Para que cada pessoa que for iniciar o método Pilates tenha uma indicação específica, pois não podemos desconsiderar que cada um apresentará particularidades, tais como: alterações posturais, desvios estruturais da coluna (que muitas vezes passam despercebidas), nos joelhos, nos pés, lesões antigas do ombro, cotovelo e etc..

STUDIO PILATES MARLENE MULLER

A Dra. Marlene Muller Lerias, com mais de 20 anos de experiência em terapia manual e terapia do movimento especializada, disponibiliza o seu trabalho no seu STUDIO PILATES. A fisioterapeuta sempre acompanhando a evolução da fisioterapia, realizando e promovendo cursos nacionais e internacionais, disponibiliza o método Pilates, objetivando a boa forma física, estética e reabilitação de patologias oferece também aulas de ginástica pelo método francês, Isso-Streching (ginástica e equilíbrio)